UMA REFLEXÃO SOBRE AS PRÁTICAS ESCOLARES SOB O VIÉS DO TRABALHO COLABORATIVO

Autores

  • Juliana Orsini da Silva

Resumo

Os sentidos para colaboração vêm sendo discutidos atualmente por vários pesquisadores, tanto da área da educação como de outras áreas do conhecimento (JOHN-STEINER, ROTH, NEVIN, THOUSAND, VILLA, MAGALHÃES & FIDALGO, CLARKE, DAVIS, RHODES, BAKER, PHELAN, MATEUS).
Para pensar colaboração, precisamos considerar, primeiramente, o contexto sócio-histórico em que vivemos para assim observar que ela é hoje a palavra de ordem no mundo dos negócios. Competir em um mercado globalizado demanda muita colaboração interna e externa. Isso porque a produção se dá em rede. E o profissional almejado é aquele multi-disciplinar, multi-tarefa, multi-cultural e multi-outros. Não é mais possível desempenhar tarefas isoladamente, mas a integração, a colaboração une forças para a construção conjunta do conhecimento para a realização de tarefas.
Nesse caminho, segue também a educação, não mais centrada no mestre que ensina e no aluno que aprende, mas nas interações sociais, com participação ou atitude responsiva ativa; interação com o professor, com os colegas, com o material didático, com o mundo fora da escola e com o mundo dentro da escola.

Downloads

Publicado

2020-10-14

Como Citar

Orsini da Silva, J. (2020). UMA REFLEXÃO SOBRE AS PRÁTICAS ESCOLARES SOB O VIÉS DO TRABALHO COLABORATIVO. Revista Unifamma, 19(2). Recuperado de http://revista.famma.br/index.php/revistaunifamma/article/view/272

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)