A CRISTALIZAÇÃO DE DISCURSOS SOBRE O PROFESSOR EM RECURSOS MIDIÁTICOS

Autores

  • Juliana Orsini da Silva

Resumo

Os estudos identitários acerca da profissão docente têm recebido atenção especial por pesquisadores no Brasil. Para autores como Bohn (2005), Fino e Sousa (2003), Barbara e Sardinha (2005), a identidade se constrói pelos gestos, pelas palavras e pelo olhar do outro. A identidade do professor, especificamente, também se constrói na voz das instituições que se expressam nos textos, discursos políticos pedagógicos e nos documentos oficiais. O governo tem papel importante do como a sociedade constrói a imagem sobre a profissão docente, e essa pode interferir no modo como o professor se vê e, consequentemente, afetar a sua identidade. A mídia, para Barbara e Sardinha (2005), é um fator alavancador da mudança na imagem do professor. É um meio pelo qual a imagem da profissão pode ser criada, definida, redefinida ou mudada. A percepção que a sociedade tem de um grupo de profissionais pode ser reflexo do que a mídia veicula sobre tal profissão. “Além de informar, educar e entreter o público, os jornais, revistas, canais de TV e estações de rádio podem ajudar a eleger ou a depor líderes políticos, a influenciar a opinião pública e a favorecer interesses econômicos (...), detendo muito poder” (CURRAN apud BARBARA; SARDINHA, 2005). Além desses meios de comunicação, podemos citar, atualmente, a internet, que é uma grande rede de comunicação de massa. Nessa perspectiva, ao observar duas propagandas sobre a carreira docente, que circulam, na internet, no site do Ministério da Educação (MEC), despertou-nos o interesse em analisar esses textos, a fim de verificar quais são os sentidos produzidos ao tratarem sobre a profissão de professor, quais são os pressupostos que estão por trás dos elementos constituintes dessas propagandas, ou seja, quais são os sentidos produzidos pelas imagens, personagens, falas e som, bem como, verificar de que maneira esses textos podem influenciar o modo como o professor se vê e, consequentemente, afetar a sua identidade. Dividimos este capítulo em cinco partes. Na primeira, apresentamos uma contextualização sobre o percurso histórico da carreira docente. Na segunda parte, tratamos do conceito de identidade e construção da identidade do professor. Na sequência, apresentamos a análise dos textos e, finalmente, apresentamos a conclusão dos resultados alcançados por meio da análise.

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Publicado

2020-04-08

Como Citar

Orsini da Silva, J. (2020). A CRISTALIZAÇÃO DE DISCURSOS SOBRE O PROFESSOR EM RECURSOS MIDIÁTICOS. Revista Unifamma, 19(1). Recuperado de http://revista.famma.br/index.php/revistaunifamma/article/view/258

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