MÍDIA-EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO HUMANÍSTICA: UM ENCONTRO E UM PROJETO COM ACADÊMICOS/AS DE JORNALISMO

Autores

  • Tacia Rocha
  • Raul Ferreira Belúcio Nogueira

Resumo

O curso de Jornalismo do Centro Universitário Metropolitano de Maringá - UNIFAMMA foi autorizado em 2014 e teve sua primeira turma formada em 2018. Desde o início tem propiciado às turmas atividades de ensino, pesquisa e extensão. O corpo docente é incentivado a agregar projetos que estejam em consonância com o Projeto de Responsabilidade Social, promovido pela Instituição de Ensino Superior (IES), no qual está implementado o próprio programa de bolsas, valorizando o desempenho de alunos/as de escolas públicas e particulares. Nesse sentido, o projeto de extensão “Elaboração do Kit Mídia-educação e de oficina de mídia-educação” se soma aos esforços de integração social da IES, promovendo o intercâmbio dos conhecimentos produzidos na academia pelo alunado do ensino superior com o alunado de ensino básico.
O projeto em questão está pautado no conceito de educação discutido por Paulo Freire (1996, p. 12), no qual se compreende que “ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua produção ou a sua construção”. O autor assevera que, nesse processo de construção, “não há docência sem discência”, pois ambos são sujeitos no processo. Como resultado, “quem forma se forma e re-forma ao fo-mar-se e quem é formado forma-se e forma ao ser formado” (FREIRE, 1996, p. 12). Sob tal pressuposto, o projeto se propõe a formar nosso discente de modo que este aprenda ao ensinar e aqueles que aprendem ensinam ao aprender (FREIRE, 1996).
Com efeito, o objetivo deste projeto foi possibilitar aos/as acadêmicos/as do quarto e quinto semestres noturno de jornalismo uma formação crítica da e pela mídia, num primeiro momento e, num segundo, uma vivência prática em ambiente escolar aplicando o suporte teórico aprendido na disciplina. Por isso, a proposta consistiu em mediar os/as acadêmicos/as na produção de uma oficina de educação para mídia que foi organizada em duas etapas: a) elaboração e seleção de artefatos culturais - cinco diferentes gêneros textuais midiáticos - organizando-os no “kit Mídia-educação” sobre uma mesma temática; b) planejamento e aplicação de oficina de estudo da mídia, cujo produto final foi a criação de um produto midiático por parte dos/as alunos/as de ensino médio.

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Publicado

2022-03-07