Revista da Extensão
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<p>A Revista da Extensão é uma publicação do Programa de Extensão do Centro Universitário de Maringá - UNIFAMMA que tem como objetivo socializar as atividades de extensão, enquanto espaço de trocas, contribuindo para o fortalecimento e a valorização dos diferentes saberes, ampliando o diálogo sobre práticas extensionistas.</p> <p>ISSN: 2596-3023</p>pt-BR[email protected] (Profa Dra Juliana Orsini da Silva)[email protected] (NPD)Mon, 10 Jun 2024 20:07:25 +0000OJS 3.3.0.8http://blogs.law.harvard.edu/tech/rss60Apresentação
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<p>Volume 24</p>Revista da Extensão UNIFAMMA
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http://revista.famma.br/index.php/rex/article/view/300Mon, 10 Jun 2024 00:00:00 +0000A IMPORTÂNCIA DA PARTICIPAÇÃO EM EVENTOS PARA A FORMAÇÃO JURÍDICA
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<p>O presente trabalho objetiva evidenciar, por meio de relato de experiência, <br>a importância da participação em eventos para a formação jurídica. Toma-se como <br>referência o projeto de ensino denominado “XVI Simpósio Jurídico da Unifamma”, que <br>contou com palestras presenciais e apresentação de trabalhos científicos. Para tanto, <br>apresenta-se, primeiramente, um panorama sobre o desenvolvimento do referido <br>evento e, após, menciona-se como projetos dessa natureza podem contribuir com a <br>formação de melhores profissionais na área jurídica, sobretudo porque, além de <br>possibilitarem a união da teoria à prática, consistem em oportunidade de despertar <br>nos estudantes o interesse pela pesquisa acadêmica.</p>Claudia da Rocha
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http://revista.famma.br/index.php/rex/article/view/292Mon, 10 Jun 2024 00:00:00 +0000MEDIDAS E AVALIAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA APLICADA À NUTRIÇÃO ESPORTIVA
http://revista.famma.br/index.php/rex/article/view/295
<p>O projeto de extensão intitulado “Medidas de avaliação em Educação <br>Física aplicada à nutrição esportiva” faz parte do componente curricular Medidas<br>e Avaliação em Educação Física aplicada à nutrição esportiva. Este componente <br>tem caráter obrigatório e faz parte da matriz curricular do curso de Educação <br>Física, sendo prevista a realização para os alunos matriculados no módulo. Para <br>este projeto, é previsto o atendimento à comunidade com vistas à avaliação<br>corporal. O objetivo é identificar a obesidade e assim orientar o atendido sobre <br>uma vida mais saudável, incentivando para a realização de atividade física e <br>alimentação equilibrada. Os alunos coletam medidas como circunferência de <br>cintura e quadril, peso e altura e, após identificá-las, aplicam os cálculos para <br>verificar, junto à uma tabela referencial, o referencial no qual o atendido se <br>encontra e, a partir disso, estabelecer a melhor conduta a ser seguida. O projeto <br>acontece junta um grande evento quinzenal da cidade de Maringá, nominado <br>como Prefeitura nos Bairros, que como o nome já diz, é itinerante e muda o bairro <br>a cada sábado do evento. É um Projeto com caráter extensionista cuja carga <br>horária está prevista em matriz curricular de modo a cumprir a carga horária <br>mínima exigida pelo Ministério da Educação, em suas Diretrizes para a Extensão <br>no Ensino Superior (2018):</p> <p>Art. 4º As atividades de extensão devem compor, no mínimo, 10% (dez <br>por cento) do total da carga horária curricular estudantil dos cursos de <br>graduação, as quais deverão fazer parte da matriz curricular dos <br>cursos</p> <p>A duração do projeto tem o prazo do período modular em que a disciplina <br>acontece.</p>Halyny Silva
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http://revista.famma.br/index.php/rex/article/view/295Mon, 10 Jun 2024 00:00:00 +0000ALTERAÇÕES POSTURAIS E SUAS CONSEQUÊNCIAS PARA ATIVIDADES DE VIDA DIÁRIA
http://revista.famma.br/index.php/rex/article/view/297
<p>O presente relato versa sobre os resultados do trabalho desenvolvido <br>junto ao componente curricular Projeto Integrador I, do curso de Fisioterapia, em <br>uma Instituição privada no município de Maringá. Este componente tem caráter <br>extensionista e tem o objetivo de levar o conhecimento produzido em benefício <br>à sociedade e trazer dessa experiência (novos)saberes para a sala de aula.<br>Os alunos que estão no módulo onde consta a disciplina de projeto <br>integrador I selecionaram 03 indivíduos (sexo e idade a escolha dos alunos), <br>para realizar uma avaliação postural, fizeram a análise e também explicaram ao <br>indivíduo quais são suas alterações e orientaram o que ele pode fazer para <br>melhorar e/ou evitar quaisquer danos futuros a sua saúde. Durante a atividade, <br>o aluno elaborou relatos em forma de vídeos e fotos para comprovar a atividade <br>realizada. Também, teve a oportunidade em expor o trabalho, em eventos, no <br>município, que atendiam a comunidade, explicando o que foi feito e como as <br>pessoas podem levar isso para a vida delas, evitando movimentos, “vícios” <br>posturais entre outras complicações. Os materiais também foram divulgados em <br>mídia gratuita para que várias pessoas pudessem ter acesso.</p>Gabriela Costa
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http://revista.famma.br/index.php/rex/article/view/297Mon, 10 Jun 2024 00:00:00 +0000DESENVOLVIMENTO DE ÓRTESES DE BAIXO CUSTO
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<p>O presente relato versa sobre os resultados do trabalho desenvolvido <br>junto ao componente curricular Projeto Integrador IV, do curso de Fisioterapia, <br>em uma Instituição privada no município de Maringá. Este componente tem <br>caráter extensionista e tem o objetivo de levar o conhecimento produzido em <br>benefício à sociedade e trazer dessa experiência (novos)saberes para a sala de <br>aula.<br>Os alunos que estão no módulo onde consta a disciplina de projeto <br>integrador IV realizaram a confecção de uma órtese de baixo custo, com <br>materiais que as pessoas tinham em casa ou até mesmo de fácil acesso, para <br>comprar. Assim, os alunos elaboraram a órtese, fizeram vídeos explicativos e <br>expuseram seu trabalho tanto físico quanto de gravação em eventos que <br>atendiam a comunidade em seu município ou nos eventos que a UNIFAMMA <br>participou no Campus Central.</p>Gabriela Costa
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http://revista.famma.br/index.php/rex/article/view/299Mon, 10 Jun 2024 00:00:00 +0000POSSE RESPONSÁVEL E BEM ESTAR DE ANIMAIS NA REGIÃO DE MARINGÁ
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<p>Os direitos dos animais trazem à tona que os animais tem direitos <br>inerentes e que estes devem ser tratados com ética e consideração, respeito e <br>dignidade, semelhante à forma como os seres humanos tem seus direitos <br>constitucionais, contrastando com a visão tradicionalista de que os animais <br>existem apenas para uso e exploração humana. Nesse contexto, os ativistas dos <br>direitos animais lutam pelo reconhecimento dos direitos básicos dos animais, na <br>busca de acabar com práticas que venham a causar danos, sofrimento e <br>exploração.</p> <p>Movimentos em prol dos direitos dos animais tem ganhado impulso ao <br>longo dos anos, levando a uma maior conscientização pública levando à<br>mudança de atitude em relação ao tratamento dado aos animais, no entanto,<br>esta continua sendo uma questão delicada, complexa e controversa, com <br>perspectivas variadas sobre a extensão dos direitos dos animais e as <br>considerações éticas que permeiam as interações homem-animal, tais <br>movimentos, neste cenário, buscam criar um mundo mais compassivo e ético, <br>no qual os animais sejam tratados com a consideração e respeito que merecem. <br>Gregory Berns, professor de neuroeconomia da Universidade Emory <br>(Geórgia, EUA), descobriu que os cães têm emoção, assim como os humanos. <br>Resultados de exames de ressonância magnética no cérebro de doze cães <br>mostram que eles usam a mesma parte do cérebro que nós para “sentir”: o <br>núcleo caudado. Para Berns, os cães têm um nível de sensibilidade comparável <br>ao de uma criança humana e essa capacidade sugere repensar a forma como <br>tratamos os cães. Objetivou-se avaliar o perfil dos protetores independentes de <br>Maringá e como funciona a adoção responsável, o bem estar animal e a <br>conscientização dos tutores.</p>Letícia Aline Lima Da Silva, Alessandra Rodrigues Ferreira, Aline Gabrielle Menchini, Ana Carolina Dos Santos Leite, Assunção Isadora Gomes, Camila Beatriz Da Silva, Carolina Ferraz Gusmão, Débora Ângela Da Silva De Paula, Juliana Reine Formaggi, Karolayne Lopes Silveira, Kethellyn Araujo, Kimberly Chauenny Pinheiro Justiniano, Laryssa Moura De Vicente, Lorena Santos Terci Lopes, Lorena Pettulym Santos Moura, Luara Tifany Batista De Oliveira, Maise Caroline Barnabé, Maria Eduarda Amadeu, Otavio Henrique Silva De Paula, Sabrina Rafhaela Silva Ferreira, Thailanne Nunes Claudino Vitoria Tiemy, Wendy Mara Santiago De Oliveira
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