PROJETO INTEGRADOR I BIOFARMA: O PRIMEIRO CONTATO DOS ALUNOS COM AS DISCIPLINAS DO CURSO DE SAÚDE

Autores

  • Érica Benassi-Zanqueta

Resumo

O ensino na área da saúde tem passado por diversas adequações nos últimos anos, a fim de formar profissionais capazes de resolver problemas de forma rápida e sempre pensando coletivamente. Sendo assim, durante a formação dos alunos, o professor deixou de ser o centro da aprendizagem e este passou a ser o próprio aluno, possibilitando uma postura mais ativa do discente sobre as disciplinas, tendo o professor apenas como orientador e/ou mentor dos temas estudados. Desta forma, deve-se integrar a teoria e prática na formação dos profissionais de saúde utilizando metodologias atuais e permitem uma visão integrada e ampla das matrizes (MARIN et al., 2010; FREITAS et al., 2015; MACEDO et al., 2018).
Na área da saúde, constantemente surgem questionamentos sobre o perfil do egresso. Basicamente os cursos de saúde dão ênfase às ciências básicas no início de suas grades curriculares, seguidos de um ensino centrado no ambiente hospitalar e assistência médica individualizada e unicausal das doenças estudadas. Tal forma de elaboração da matriz curricular em saúde foge do que acontece após a formação do profissional (MITRE et al., 2008).

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Publicado

2022-03-07