O PSICÓLOGO E O NEURÓTICO OBSESSIVO: OS IMPACTOS NO ATENDIMENTO ONLINE

Autores

  • Isadora Póvoa Facina
  • Natalha Cunha dos Santos
  • Francielle Pitelli Sabatine

Resumo

No dia quatorze de maio de 2020, Tedros Adhanom Ghebreyesus, diretor- geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), afirma que o impacto da pandemia na saúde mental das pessoas já é extremamente preocupante. Segundo o documento das Nações Unidas, lançado pelo secretário-geral, o COVID-19 evidenciou a necessidade de aumentar imediatamente o investimento em serviços de saúde mental, pois as pessoas estavam necessitando desse serviço de maneira exponencial. No Rio grande do Sul, por exemplo, a Coordenação Estadual de Saúde Mental da Secretaria da Saúde (SES) realizou uma pesquisa que apontou um aumento da busca por atendimento em saúde mental nos postos de saúde e nos serviços da atenção especializada, desde o início da pandemia do coronavírus (SECRETARIA DA SAÚDE, 2020).
Diante do que se estava vivendo frente a pandemia da COVID-19, esta pesquisa foi desenvolvida com a finalidade de se discutir os impactos do acompanhamento psicoterápico de pessoas diagnosticadas como obsessivos compulsivos, ou como a psiquiatria sugere, pessoas com o Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC).
Na qual, o DSM-5 (2014) caracteriza o TOC pela presença de obsessões e/ou compulsões. As obsessões são impulsos, pensamentos ou imagens recorrentes e persistentes que são vivenciados como intrusivos e indesejados, já as compulsões são comportamentos repetitivos ou atos mentais que o indivíduo se sente obrigado a executar em resposta a uma obsessão ou de acordo com regras que devem ser aplicadas com rigidez. Alguns transtornos obsessivos- compulsivos também podem ser caracterizados por preocupações e por comportamentos repetitivos ou atos mentais em resposta a preocupações, outros TOC são definidos principalmente por comportamentos repetitivos e habituais focados no corpo, e também pelas tentativas repetidas de tentar os amenizar ou pará-los (DSM-5, 2014).
Na ocasião, a pesquisa fez parte da disciplina do Projeto Integrador do curso de psicologia e se optou em realizar uma roda de conversa destinada à comunidade externa e aos discentes da UNIFAMMA. Para tanto, foi convidado profissionais que têm a experiência da clínica de diversas abordagens, para que relatassem as suas práticas com pacientes com TOC. Os convidados que compuseram a roda foram: Viviane Barbalho, da Cognitiva Comportamental; Gisele Mascagna, da abordagem Junguiana; Guilherme Ferrari, da Psicanálise e Gescielly Tadei da Gestalt-terapia e a professora da disciplina, Me. Francielle Pitelli Sabatine. Assim, no dia sete de outubro de 2020, às 19h30min teve início a roda de conversa, com duração aproximada de 80 minutos.
A discussão de tal temática é de suma importância, uma vez que as mudanças ocasionadas pela pandemia do COVID-19 tiveram grande influência no mundo, bem como o modo como os indivíduos se comportam no dia-a-dia, sendo necessário novos métodos de atendimento psicoterapêutico, entre eles, o online. Frente às adversidades vivenciadas no momento, o CRP publicou no dia dezesseis de março de 2020 um comunicado que declarava que os atendimentos clínicos estariam suspensos temporariamente e que os profissionais que desejassem atender online deveriam seguir as orientações do conselho.

Downloads

Publicado

2023-06-05