MORTE: UM TEMA PARA SER ABORDADO NA INFÂNCIA E NO CONTEXTO ESCOLAR

Autores

  • Betânia Alves Firmino
  • Érica Alves Firmino
  • Francielle Pitelli Sabatine

Resumo

O objetivo desse trabalho é discutir a importância de se trabalhar a temática da morte para crianças dentro do contexto escolar. Falar sobre morte é possibilitar aos pequenos a compreensão das perdas, da finitude da vida e elaboração do luto e, para tanto, a clareza e a simplicidade podem ser uma saída para um tema, que de certo modo, também nos atravessa. Costa (2012) enfatiza que a comunicação sobre o tema da morte com crianças deve ser honesta e respeitosa.
Para o autor, é preciso levar em consideração o desenvolvimento emocional e cognitivo das crianças e como cada período da infância percebe e entende a morte. Destaca, ainda, a importância do adulto não silenciar quando forem questionados pelas crianças, por isso, é imprescindível que o adulto também trabalhe essa temática consigo mesmo, para então, estabelecer uma comunicação clara e instrutiva.
Ao longo dessa pesquisa, o leitor encontrará a literatura e a biblioterapia como ferramentas para o manejo desta temática, dada a sua importância no desenvolvimento a partir do seu acesso ao mundo particular, criativo, imaginativo e lúdico da criança.
Ressaltamos que essa pesquisa foi desenvolvida dentro da disciplina do Projeto integrador do curso de psicologia no ano de 2021. Na ocasião organizamos um evento online para a comunidade externa e acadêmica, com as profissionais especializadas, Drª Lúcia Cecilia da Silva, Me. Inez Helena Garcia e a escritora
Sinhara Garcia, sob a orientação da professora Me. Francielle Pitelli Sabatine, para
discutir a temática da morte dentro do espaço escolar.
Foi um momento peculiar, marcado pela pandemia da Covid-19, onde
encontrávamos isolados socialmente e expostos a temática da morte constantemente,
tendo em vista o número expressivo de pessoas que morreram em virtude desse vírus.

Downloads

Publicado

2023-06-05