FEIRA EMPREENDEDORA UNIFAMMA: EXPERIÊNCIAS EM UM PROJETO DE EXTENSÃO

Autores

  • Inês Ceccon de Salles
  • Douglas Doranem
  • Thiago Silva Prado

Resumo

O empreendedorismo é um tema que chama à atenção de muitas pessoas, por estar atrelado a uma questão de prosperidade que a mídia prega e institui para aqueles profissionais que, em um determinado momento de suas vidas, deixam suas carreiras no mercado formal partindo para uma atividade autônoma, relacionada com a oferta de um produto ou serviço no mercado consumidor. Entretanto, as pesquisas precisam avançar muito para de fato poderem comprovar estes fenômenos misteriosos que circundam o termo.
Dessa forma, o presente relato de experiência tem como objetivo geral apresentar os resultados da Feira Empreendedora que ocorre no Centro Universitário Metropolitano de Maringá – UNIFAMMA, sendo este evento um projeto de extensão, vinculado às disciplinas de empreendedorismo, projetos integradores e demais componentes curriculares cursados na graduação em administração, os quais se propõem em contribuir com práticas ideais para os indivíduos e em especial os futuros profissionais, que possuem o desejo de atuarem como empreendedores em tempo integral ou parcial, complementando sua renda familiar. Os objetivos específicos visam de forma sucinta conceituar e contextualizar o empreendedorismo como uma ciência e como uma prática profissional, além de indicar o perfil comum das pessoas que tendem a se arriscarem como empreendedores no mercado competitivo. Posteriormente, são destacados os dados, imagens e estatísticas acerca das últimas edições da Feira Empreendedora realizada no Campus sede do Centro Universitário.
Os procedimentos metodológicos escolhidos para a composição do relato de experiência envolvem uma breve contextualização bibliográfica, pesquisa descritiva e explicativa. A análise do estudo se dá de forma qualitativa, apresentando os autores ao término dos dados, seus apontamentos acerca da relevância de eventos dessa natureza para a formação de acadêmicos dos cursos de administração e áreas afins, os quais são potenciais empreendedores brasileiros.
Marconi e Lakatos (2019), duas grandes autoras da área de Metodologia, vem apresentar os estudos qualitativos como uma forma subjetiva dos autores, por meio de análises em profundidade acerca de determinados temas, possibilitando discussões, apontamentos e indicações de novos e mais avançados estudos acerca do tema, o que complementa Gibbs (2009), ao atestar que por meio dessa metodologia, podem ser descritos e explicados fenômenos desconhecidos, com aproximações teóricas, análises de dados etc. Assim, espera-se que para o relato a seguir tais procedimentos sejam suficientes para alcançar os objetivos propostos.
Justifica-se, portanto a necessidade do presente relato de experiência, no sentido de expor, para a comunidade interna e externa ao Centro Universitário, ações que são desenvolvidas no ambiente científico, que tendem a trazer melhores resultados para as pessoas que pretendem abrir seus próprios negócios. Sendo assim, os leitores do texto poderão se beneficiar tornando-se informados de ações que podem contribuir com suas estruturas empreendedoras, aumentando suas chances frente aos concorrentes.

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Publicado

2023-06-05