DESIGN THINKING COMO RECURSO FACILITADOR DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NO ENSINO SUPERIOR

Autores

  • CARLOS VINÍCIUS PEREIRA BARBOSA
  • NAYARA DE OLIVEIRA
  • LUIZ ALBERTO ROCHA DE LIRA

Palavras-chave:

Palavras-chave: Design Thinking. Educação Superior. Ensino-Aprendizagem.

Resumo

Diante da revolução tecnológica o ensino-aprendizagem vem sofrendo constantes transformações. Assim, o modelo tradicional de ensino já não é tão eficiente como alguns anos atrás. Deste modo, este estudo tem por objetivo verificar a utilização do Design Thinking como recurso facilitador dentro do ensino superior. O Design Thinking é um importante recurso, que auxilia a estruturar e explorar os processos dentro das universidades, colaborando significativamente para o ambiente e práticas pedagógicas dos docentes. Porém, a utilização do Design Thinking depende muito do docente em experimentar pensar “fora da caixa” e desenvolver o espírito criativo e inovador junto aos discentes. Quanto a metodologia de pesquisa, empregou-se pesquisa bibliográfica, a qual pode ser vista no referencial teórico, onde foram utilizados livros, artigos e consultas em sites sobre o tema abordado. Para tornar a pesquisa mais tangível, foi feito uma pesquisa de campo, aplicada por meio de questionário online utilizado para identificar as variadas características dos docentes do ensino superior público e privado, bem como entender seus conhecimentos quanto ao Design Thinking. Durante as entrevistas, notou-se a diversidade de perspectivas que os professores trazem para o ensino superior. Percebeu-se também a fragilidade que os docentes possuem quanto as novas técnicas, recursos e ferramentas no processo de ensino-aprendizado.

Downloads

Publicado

2023-01-16

Como Citar

CARLOS VINÍCIUS PEREIRA BARBOSA, NAYARA DE OLIVEIRA, & LUIZ ALBERTO ROCHA DE LIRA. (2023). DESIGN THINKING COMO RECURSO FACILITADOR DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NO ENSINO SUPERIOR. Revista Unifamma, 21(2). Recuperado de http://revista.famma.br/index.php/revistaunifamma/article/view/202

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)