ANÁLISE E MAPEAMENTO DE PROCESSOS POR MEIO DE BPMN EM UM CENTRO DE DISTRIBUIÇÃO VAREJISTA
Palavras-chave:
Gestão de Processos. Recebimento. Armazenagem. Expedição.BPMN.Resumo
O presente trabalho buscou analisar e sugerir melhorias ao processo de distribuição de mercadorias realizado pelo centro de distribuição de uma empresa varejista de alimentos, formada por quatro lojas de autosserviço, localizada na cidade de Santa Maria, no Rio Grande do Sul. O estudo de caso caracteriza-se como uma pesquisa do tipo descritiva, de abordagem qualitativa. Para a coleta de dados, primeiramente, realizou-se uma revisão bibliográfica a fim de compreender conceitos acerca do tema proposto, em um segundo momento, o levantamento dos dados foi realizado por meio de entrevista e observação local. Os resultados possibilitaram identificar e descrever o macroprocesso de distribuição de mercadorias que se encontra pré-definido, o qual é composto pelos subprocessos de recebimento, armazenagem e expedição, porém todos ocorrem de forma orgânica, não possuindo qualquer tipo de roteiro descritivo ou diagrama gráfico, formalizados. Diante disso, a implementação do diagrama de BPMN, possibilitou visualizar com clareza o fluxo das atividades do Centro de distribuição, possibilitando assim formalizar suas atividades em futuros treinamentos de colaboradores conferentes.