ANÁLISE E MAPEAMENTO DE PROCESSOS POR MEIO DE BPMN EM UM CENTRO DE DISTRIBUIÇÃO VAREJISTA

Autores

  • Jonathan Ferreira Pereira Universidade Franciscana
  • Jeferson Leonardo Jahnke de Oliveiras
  • Celina Franco Hoffmann

Palavras-chave:

Gestão de Processos. Recebimento. Armazenagem. Expedição.BPMN

Resumo

O presente trabalho buscou analisar e sugerir melhorias ao processo de distribuição de mercadorias realizado pelo centro de distribuição de uma empresa varejista de alimentos, formada por quatro lojas de autosserviço, localizada na cidade de Santa Maria, no Rio Grande do Sul. O estudo de caso caracteriza-se como uma pesquisa do tipo descritiva, de abordagem qualitativa. Para a coleta de dados, primeiramente realizou-se uma revisão bibliográfica a fim de compreender conceitos acerca do tema proposto em um segundo momento, o levantamento dos dados foi realizado por meio de entrevista e observação local. Os resultados possibilitaram identificar e descrever o macroprocesso de distribuição de mercadorias que se encontra pré-definido, o qual é composto pelos subprocessos de recebimento, armazenagem e expedição, porém todos ocorrem de forma orgânica, não possuindo qualquer tipo de roteiro descritivo ou diagrama gráfico, formalizados. Diante disso, a implementação do diagrama de BPMN, possibilitou visualizar com clareza o fluxo das atividades do Centro de distribuição, possibilitando assim formalizar suas atividades em futuros treinamentos de colaboradores conferentes.

Publicado

2024-04-24

Como Citar

Ferreira Pereira, J., Jahnke de Oliveiras, J. L. ., & Franco Hoffmann, C. . (2024). ANÁLISE E MAPEAMENTO DE PROCESSOS POR MEIO DE BPMN EM UM CENTRO DE DISTRIBUIÇÃO VAREJISTA. Revista Unifamma, 22(1). Recuperado de http://revista.famma.br/index.php/revistaunifamma/article/view/198

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.