FATORES MOTIVACIONAIS PARA PRÁTICA DA EDUCAÇÃO FÍSICA EM UMA ESCOLA DA ZONA RURAL

Autores

  • Maike Antunes Pereira Laia

Resumo

O objetivo do estudo foi investigar fatores motivacionais para prática da Educação Física
numa escola da zona rural. Trata-se de uma pesquisa quantitativa do tipo descritiva, realizada
numa escola do distrito de Belizário, Muriaé – MG. A amostra foi constituída por 105
estudantes, de 12 a 19 anos, sendo 58,1% do sexo feminino. Os alunos responderam os
questionários em horário de aula cedido por professores de diferentes disciplinas. Aplicou-se
o questionário sobre a motivação para as aulas de Educação Física, proposto por Kobal
(1996). Ao finalizar este estudo notou-se que os estudantes de ambos os sexos em sua
maioria se sentem mais motivados intrinsecamente por atividades novas e que os levem a se
empenhar ao máximo, e se sentem desmotivados quando as atividades são elaboradas de
uma maneira que não possibilite a eles o tempo adequado para realizar tudo o que gostariam.
Extrinsecamente os estudantes se sentem mais motivados por terem de tirar boas notas e se
sentirem integrados ao grupo e o fator que mais os desmotiva é quando alguns colegas
querem demonstrar que são melhores que os outros. Observou-se que somente em duas
alternativas, em questões referentes a motivação extrínseca, sendo elas “sinto-me melhor que
meus colegas” e “meu rendimento é melhor que o dos meus colegas” o sexo masculino
demonstrou índice de motivação superior ao do sexo feminino.

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Publicado

2022-03-07

Como Citar

Maike Antunes Pereira Laia. (2022). FATORES MOTIVACIONAIS PARA PRÁTICA DA EDUCAÇÃO FÍSICA EM UMA ESCOLA DA ZONA RURAL. Revista Unifamma, 19(1). Recuperado de http://revista.famma.br/index.php/revistaunifamma/article/view/25

Edição

Seção

Artigos