INFLUÊNCIA DAS REDES SOCIAIS NAS TENDÊNCIAS DE CONSUMO DE PRODUTOS DE MODA DURANTE A PANDEMIA DO COVID-19

Autores

  • Yara Peixoto Fidelis
  • Gabriel Coutinho Calvi

Palavras-chave:

social media, consumo, fashion, Generation.

Resumo

A atual crise econômica, acentuada pela pandemia do novo coronavírus (COVID-19), tem um impacto expressivo nas práticas de compras e na maneira como os consumidores justificam seus padrões de consumo. Sabendo que o Instagram é uma ferramenta propícia para influenciar os consumidores, o objetivo principal deste estudo foi analisar e compreender de que forma as redes sociais e a pandemia do Covid-19 podem ter modificado a forma como as pessoas das gerações Y e Z consomem produtos de moda, bem como quais serão as sequelas e prospecções futuras no que diz respeito ao consumo dentro da indústria da moda pós pandemia. Este estudo é caracterizado como sendo uma revisão bibliográfica, tendo como base de dados para fazer o levantamento bibliográficos sites como Scielo, Portal de periódicos Capes e Scopus. Indivíduos da geração Y tendem a comprar em fast fashions para satisfazer um desejo temporário e tomam essa decisão por se tratar de produtos relativamente baratos e que estão em alta na moda. Já os consumidores da geração Z de tornam mais suscetíveis a realizar compras após a divulgação de produtos realizados pelos influenciadores e/ou por amigos e pessoas próximas. Concluiu-se com esse estudo que houve uma mudança considerável na forma como os consumidores da geração Y e Z são influenciados para comprar produtos de moda, tendências de moda que antes eram moldadas por celebridades e grandes marcas, agora são moldadas pelas redes sociais. No que diz respeito as redes sociais, observamos uma grande influência do Instagram na decisão de compra.

Downloads

Publicado

2022-10-31

Como Citar

Yara Peixoto Fidelis, & Gabriel Coutinho Calvi. (2022). INFLUÊNCIA DAS REDES SOCIAIS NAS TENDÊNCIAS DE CONSUMO DE PRODUTOS DE MODA DURANTE A PANDEMIA DO COVID-19. Revista Unifamma, 21(1). Recuperado de http://revista.famma.br/index.php/revistaunifamma/article/view/177

Edição

Seção

Artigos