OS DESAFIOS DAS MARCAS DE MODA: UM ESTUDO SOBRE O SISTEMA SLOW FASHION E SEUS BENEFÍCIOS SOCIOAMBIENTAIS

Autores

  • Ângela Maria de Oliveira Huggler
  • Gabriel Coutinho Calvi

Palavras-chave:

Moda; Consumo; Sustentabilidade.

Resumo

A indústria da moda é uma das que mais polui e consome recursos naturais e humanos no mundo, e isso tem gerado um enorme prejuízo socioambiental. Essa mesma indústria que produz de forma voraz, em quantidades assustadoras, retirando recursos do planeta para depois devolver em forma de toneladas de lixo, ainda está envolvida em muitos episódios de exploração de mão de obra e, em alguns casos, até mesmo em situações de exposição de trabalhadores a condições análogas à escravidão. Assim, neste trabalho, são investigadas alternativas sustentáveis para a transformação das dinâmicas de produção do vestuário, analisando e comparando os sistemas slow e fast fashion, além de observar aspectos sociais, como o consumismo e o papel da mídia na retroalimentação das necessidades infinitas dos consumidores, no intuito de demonstrar que pequenas marcas e designers de moda, nesse contexto, podem encontrar um terreno fértil para crescer e competir. Isso porque, a cada dia, o consumidor moderno está mais atento à produção da roupa até se tonar um item para o consumo.

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Publicado

2022-10-31

Como Citar

Ângela Maria de Oliveira Huggler, & Gabriel Coutinho Calvi. (2022). OS DESAFIOS DAS MARCAS DE MODA: UM ESTUDO SOBRE O SISTEMA SLOW FASHION E SEUS BENEFÍCIOS SOCIOAMBIENTAIS . Revista Unifamma, 21(1). Recuperado de http://revista.famma.br/index.php/revistaunifamma/article/view/176

Edição

Seção

Artigos