AS PESSOAS COM NECESSIDADES ESPECIFICAS E O DIREITO A LIBERDADE DE ACESSO NA INCLUSÃO SOCIAL E ACADÊMICA NO ENSINO SUPERIOR

Autores

  • LAURICE DE FÁTIMA GOBBI RICARDO
  • ROSILENE NOGUEIRA GONÇALVES

Resumo

O tema abordado nesse artigo são estudos de textos clássicos, cujo pensamento,
aplicados em ações cotidianas na inclusão de pessoa com necessidades específicas
em instituições de ensino superior. O objetivo geral está em refletir no olhar de
autores clássicos, os conceitos de liberdade e com base nesses conceitos, analisar
a fundamentação legal que trata da acessibilidade de pessoa com necessidades
específicas no ensino superior. A metodologia utilizada, foi a abordagem qualitativa,
a investigação por meio de coleta de informações em sites institucionais de ensino
superior (pública e privadas), e também, das fundamentações com base em obras
clássicas como as de Leviatã e de Aristóteles e legislações atuais. As reflexões
levam ao entendimento que há a liberdade de ação, mas não se é livre. As
instituições desenvolvem ações por meio de Programas ou Comissões Internas para
resolver os problemas de acessibilidade às pessoas com necessidades específicas.
Não são as leis que imputam o grau de acessibilidade às pessoas que necessitam,
mas as atitudes proativas das pessoas que vivem em sociedade. O respeito com o
outro e a empatia que torna a pessoa livre. A convivência em sociedade leva a
pessoa a ter a liberdade e a lei a organiza.

Downloads

Publicado

2022-03-07

Como Citar

LAURICE DE FÁTIMA GOBBI RICARDO, & ROSILENE NOGUEIRA GONÇALVES. (2022). AS PESSOAS COM NECESSIDADES ESPECIFICAS E O DIREITO A LIBERDADE DE ACESSO NA INCLUSÃO SOCIAL E ACADÊMICA NO ENSINO SUPERIOR. Revista Unifamma, 20(1). Recuperado de http://revista.famma.br/index.php/revistaunifamma/article/view/11

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)