Notícias

International Committee of Medical Journal Editors  (ICMJE)

Um pequeno grupo de editores das várias Revistas Médicas reuniram-se informalmente em Vancouver, British Columbia, em 1978, para estabelecer diretrizes para o formato dos manuscritos submetidos às suas revistas. O grupo ficou conhecido como o Grupo de Vancouver. Seus requisitos para os manuscritos, incluíam normas para as Referências Bibliográficas que foram desenvolvidas pela Biblioteca Nacional de Medicina, e publicadas pela primeira vez em 1979.

O Grupo de Vancouver expandiu e evoluiu para o Comitê Internacional de Editores de Revistas Medicas (ICMJE), que se reúne anualmente. A comissão produziu cinco edições das normas para manuscritos submetidos a Revistas Biomédicas. Ao longo dos anos, surgiram questões que iriam além da preparação do manuscrito. Algumas destas questões já estão previstas nas normas que uniformizam as publicações; outras são abordadas em declarações separadas. Cada uma destas declarações foram publicadas em uma revista científica.

A quinta edição (1997) é um esforço para reorganizar e reformular a quarta edição e visando maior clareza e abordando as preocupações sobre os direitos, privacidade, descrições de métodos e outros assuntos. O conteúdo total de normas para a uniformização de manuscritos submetidos a Revistas Biomédicas pode ser reproduzido para fins educacionais, não tem fins lucrativos e sem considerações aos direitos de autor.

Quem é o autor?

 

O ICMJE recomenda que a autoria basea-se nos seguintes 4 critérios:

1. contribuições substanciais para a concepção ou desenho da obra; ou a aquisição, análise ou interpretação dos dados para o trabalho;

2. Elaboração do trabalho ou revisão crítica de importante conteúdo intelectual;

3. A aprovação final da versão a ser publicada;

4. Acordo de ser responsável por todos os aspectos do trabalho no sentido de garantir que as questões relacionadas à precisão ou integridade de qualquer parte do trabalho sejam devidamente investigadas e resolvidas.

 
Publicado: 2016-08-03 Mais...