TREINAMENTO DE FORÇA PARA MULHERES: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

Maike Antunes Pereira Laia

Resumo


O treinamento de força, ou treinamento resistido, tem se tornado muito popular entre as mulheres quando o assunto é a melhoria do condicionamento ou da aptidão física. Este modelo de treinamento/exercício faz com que a musculatura corporal do individuo aja contra uma força exterior, que na maioria das vezes se faz presente através de um equipamento. O objetivo principal deste estudo é apresentar benefícios do treinamento de força para mulheres. A metodologia utilizada para a concretização deste trabalho foi realizar uma análise de literaturas. Utilizou-se de acervos de sites, sendo entre eles alguns institucionais, livros, alguns físicos e outros digitais. Foi realizada uma leitura detalhista, apurativa e completa, para se aprender mais sobre o assunto e avaliar se a obra lida possui alguma diretriz semelhante ao trabalho; Logo após a coleta de dados, foi iniciada a escrita do presente trabalho a partir do referencial teórico relativo à temática do estudo. Concluímos que o treinamento de força bem planejado pode oferecer inúmeros benefícios físicos e psicológicos às mulheres. A preservação da massa óssea, melhora do tônus muscular, da resistência muscular e da força se destacam entre os benefícios físicos. Entre os benefícios psicológicos podemos citar o combate à insônia, ao estresse, à depressão e à distorção da imagem corporal como destaques.

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