AVALIAÇÃO ESCOLAR: INSTRUMENTO DE DEMOCRATIZAÇÃO DO CONHECIMENTO OU PRÁTICA CLASSIFICATÓRIA DA APRENDIZAGEM?

Lidiane Gomes Paes Landim, Viviane de Oliveira Berloffa Caraçato

Resumo


Esta pesquisa tem como objetivo analisar a prática de avaliação escolar atualmente desenvolvida nas instituições de ensino. As informações e as análises dos elementos propostos por este estudo baseiam-se nas produções de Luckesi (1995, 2000, 2002), Hoffmann (1995, 2000, 2009), Perrenoud (1999, 2007), entre outros autores, e na concepção de educação focada na transformação social e na democratização do conhecimento. Assim, o interesse pelo tema se deve ao fato do mesmo ter um lugar de destaque nas discussões de natureza educativa, além de ser um instrumento importante para o processo de ensino e aprendizagem. Nesse sentido, espera-se contribuir para a reflexão sobre a avaliação desenvolvida no ambiente escolar, bem como fornecer subsídios aos professores para que possam desenvolver uma prática avaliativa que contribua para a promoção do aluno. Nesse sentido, foi possível compreender que a avaliação realizada nas escolas está voltada para a classificação e seleção dos estudantes ao priorizar os aspectos quantitativos da aprendizagem.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2020 Revista UNIFAMMA

ISSN: 1677-8308 (impresso), ISSN: 2358-6265 (online)

e-mail: revistaunifamma@unifamma.edu.br