O EXAME NACIONAL DE DESEMPENHO DOS ESTUDANTES (ENADE) NA PERSPECTIVA DO CICLO DE POLÍTICAS PÚBLICAS

Lucia Helena Gazolla Reis de Souza, Sabrina Olimpio Caldas de Castro, Edosn Arlindo Silva, Rodrigo Gava, Rafael Moraes Pereira

Resumo


O ENADE visa aferir o desempenho dos estudantes e oferecer dados para a tomada de decisão dos gestores das Instituições de Ensino Superior (IES). Apesar de constituir alvo de algumas críticas, permanece como atual avaliação discente e tem alcançado destaque na sociedade. Ademais, exige considerável investimento da máquina pública e constitui uma política pública relativamente nova. Considerando tais aspectos, concomitante à atual notoriedade das políticas públicas como tema das pesquisas acadêmicas no Brasil, este trabalho analisou o ciclo político do ENADE enquanto um dos instrumentos de avaliação da educação superior. A pesquisa possuiu uma abordagem qualitativa, de cunho descritivo, com coleta de dados primários por meio de entrevistas com dois grupos: formuladores do ENADE e coordenadores de curso. Como resultados, aferiram-se acontecimentos e fatores envolvidos em todas as cinco primeiras fases do ciclo. Por fim, realizou-se uma avaliação do exame considerando os critérios de eficiência e eficácia. Concluiu-se que apesar das críticas que recebe, o ENADE constitui um avanço no processo de avaliação da educação superior. Ademais, identificou-se a importância de analisar todo o processo que envolve a formulação de uma política pública, sendo o ciclo político um modelo que facilita esta análise.

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