DIREITOS HUMANOS E A TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL: UMA BASE PARA A COMPREENSÃO DA ATIVIDADE

Autores

  • FERNANDA CRISTINA ZIMMERMANN DORNE

Palavras-chave:

Direitos humanos. Atividade. Educação.

Resumo

O presente artigo tem o objetivo de colocar em evidência a Declaração Universal
dos Direitos Humanos sob os fundamentos da Teoria Histórico-Cultural na
perspectiva educacional. O texto estrutura-se em dois tópicos específicos e interrelacionados. O primeiro aborda os direitos humanos fundamentais e sociais, e o
segundo relaciona-os à teoria de Lev Semenovich Vygotsky acerca do conceito de
atividade. O percurso metodológico segue a perspectiva da pesquisa bibliográfica e
revisita a literatura, levando em conta declarações e documentos pertinentes ao
tema. O resultado do estudo dá visibilidade à educação como direito primordial do
indivíduo, conforme prescreve a Constituição Federal, e corrobora com o conceito de
que, em sala de aula, a atividade está diretamente relacionada ao desenvolvimento
da criança.

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Publicado

01-11-2021

Como Citar

ZIMMERMANN DORNE, F. C. (2021). DIREITOS HUMANOS E A TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL: UMA BASE PARA A COMPREENSÃO DA ATIVIDADE. Revista Unifamma, 20(1). Recuperado de http://revista.famma.br/index.php/ru/article/view/131