A EDUCAÇÃO AMBIENTAL ENQUANTO ELEMENTO DE CIDADANIA E DIREITOS: REFLEXÕES A PARTIR DA LEGISLAÇÃO

Autores

  • Michele Garcia
  • Silvia Aparecida de Sousa Fernandes

Palavras-chave:

Educação Ambiental. Sociedade. Sustentabilidade. Cidadania. Direitos.

Resumo

A Educação Ambiental é uma temática a ser desenvolvida na educação básica
desde a promulgação da LDB – Lei n° 9394/96, expandindo seu conceito de
educação, vinculando o processo formativo ao mundo do trabalho e à prática social
exercida nas relações familiares, trabalhistas, de lazer e de convivência social.
Essa temática se faz presente e necessária perante a sociedade contemporânea.
Vários autores retratam a Educação Ambiental como uma questão política,
econômica, cultural e social. Outro ponto muito retratado pelos autores está na
questão da necessidade de uma educação sólida, que dê à população capacidade
de articulação mental para julgar e ter senso crítico para praticar a sustentabilidade,
tanto para suas economias como para o meio ambiente. Concluímos, a partir de
autores da área de Educação que estudam a temática, que é essencial que os
conceitos básicos sobre a Educação Ambiental sejam trabalhados com os alunos
ainda na Educação Básica, pois uma visão positiva e reflexiva sobre o respeito ao
Meio Ambiente constituem elementos decisivos para se construir uma postura de
valoração da cidadania e dos direitos, estimulando atitudes e procedimentos para
uma necessária mudança comportamental diante das mais diversas situações
vivenciadas não apenas no cotidiano escolar, mas, também, no decorrer de sua
vida.

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Publicado

01-11-2021

Como Citar

Garcia, M., & de Sousa Fernandes, S. A. (2021). A EDUCAÇÃO AMBIENTAL ENQUANTO ELEMENTO DE CIDADANIA E DIREITOS: REFLEXÕES A PARTIR DA LEGISLAÇÃO. Revista Unifamma, 20(1). Recuperado de http://revista.famma.br/index.php/ru/article/view/126