A EDUCAÇÃO AMBIENTAL ENQUANTO ELEMENTO DE CIDADANIA E DIREITOS: REFLEXÕES A PARTIR DA LEGISLAÇÃO

Autores

  • MICHELE GARCIA
  • SILVIA APARECIDA DE SOUSA FERNANDES

Resumo

A Educação Ambiental é uma temática a ser desenvolvida na educação básica desde a promulgação da LDB – Lei n° 9394/96, expandindo seu conceito de educação, vinculando o processo formativo ao mundo do trabalho e à prática social exercida nas relações familiares, trabalhistas, de lazer e de convivência social. Essa temática se faz presente e necessária perante a sociedade contemporânea. Vários autores retratam a Educação Ambiental como uma questão política, econômica, cultural e social. Outro ponto muito retratado pelos autores está na questão da necessidade de uma educação sólida, que dê à população capacidade de articulação mental para julgar e ter senso crítico para praticar a sustentabilidade, tanto para suas economias como para o meio ambiente. Concluímos, a partir de autores da área de Educação que estudam a temática, que é essencial que os conceitos básicos sobre a Educação Ambiental sejam trabalhados com os alunos ainda na Educação Básica, pois uma visão positiva e reflexiva sobre o respeito ao Meio Ambiente constituem elementos decisivos para se construir uma postura de valoração da cidadania e dos direitos, estimulando atitudes e procedimentos para uma necessária mudança comportamental diante das mais diversas situações vivenciadas não apenas no cotidiano escolar, mas, também, no decorrer de sua vida.

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Publicado

2022-03-07

Como Citar

MICHELE GARCIA, & SILVIA APARECIDA DE SOUSA FERNANDES. (2022). A EDUCAÇÃO AMBIENTAL ENQUANTO ELEMENTO DE CIDADANIA E DIREITOS: REFLEXÕES A PARTIR DA LEGISLAÇÃO. Revista Unifamma, 20(1). Recuperado de http://revista.famma.br/index.php/revistaunifamma/article/view/7