O papel da avaliação CAPES no processo de internacionalização da Pós-Graduação em Educação no Brasil (2010-2016)
Resumo
No artigo intitulado “O papel da avaliação CAPES no processo de internacionalização da Pós-Graduação em Educação no Brasil (2010-2016)”, as autoras alertam sobre o cenário da pós-graduação em Educação, diante dos marcos institucionais dos órgãos estatais, com foco para internacionalização. Trata-se da preocupação da comunidade científica em relação ao incentivo que o Estado vem dando para outras áreas do conhecimento, que, inclusive, pode-se dizer como um tratamento prioritário, em detrimento à área da Educação. Com isso, há um ambiente desfavorável para a implementação de uma política de desenvolvimento científico orgânica, que realmente atenda a demanda para a internacionalização da pós-graduação em Educação. Entretanto, percebe-se, de acordo com as autoras, é o foco do Estado em atender o lobby do monopolista do capital, que está muito mais voltado para o setor produtivo, sobretudo, da tecnologia.