GESTÃO DA SALA DE AULA: OS ALUNOS E A VIGILÂNCIA ADOTADA PELOS PROFESSORES

Autores

  • Thiago Silva Prado
  • Fábio Luiz da Silva

Palavras-chave:

Gestão da sala de aula. Estilos de vigilância. Indisciplina.

Resumo

Poucos discordam que a educação é importante na sociedade contemporânea, que a escola desempenha uma função vital em nosso mundo e que, na escola, o ensino se materializa especialmente na sala de aula. Por isso, conhecer o que acontece nesse lugar é essencial para melhorar o ensino. Partindo desse pressuposto, o presente estudo teve como objetivo principal investigar as preferências dos alunos em relação ao estilo de vigilância de seus professores, um dos aspectos da gestão de sala de aula. Considerando que o conceito de gestão de sala de aula é pouco desenvolvido no Brasil, adotou-se a perspectiva de Brophy (2011). Para o conceito de estilos de vigilância, buscou-se as definições de Rogers (2008). A pesquisa configurou-se como um estudo de caso realizado em uma escola pública do município de Maringá-PR. Por meio de um questionário com questões fechadas, foram levantadas as preferências de 79 alunos das três séries do Ensino Médio. Utilizando-se de quatro estilos de vigilância, construídos a partir dos exemplos fornecidos por Rogers (2008), foi possível concluir que os alunos pesquisados preferem, em sua maioria, o estilo tranquilo de vigilância; fato que parece corroborar estudos internacionais sobre relacionamento entre professores e alunos em sala de aula.

Downloads

Publicado

2023-09-15

Como Citar

Silva Prado, T. ., & Luiz da Silva, F. . (2023). GESTÃO DA SALA DE AULA: OS ALUNOS E A VIGILÂNCIA ADOTADA PELOS PROFESSORES. Revista Unifamma, 22(1). Recuperado de http://revista.famma.br/index.php/revistaunifamma/article/view/255

Edição

Seção

Artigos