O PROCESSO DE PEDOFILIZAÇÃO NO YOUTUBE: INFÂNCIAS E O MUNDO DO TRABALHO NAS MÍDIAS

Autores

  • FABIANA SIMIGUEN BARBOZA
  • RENATA SANTOS PEDREIRA
  • FABIANE FREIRE FRANÇA

Resumo

Neste artigo, objetivamos refletir sobre como as redes virtuais, em especial o YouTube, têm contribuído para a exposição de crianças na sociedade, e como este assunto tem sido abordado nas mídias. Para isso, selecionamos como objeto de estudo desta pesquisa, o canal de conteúdos audiovisuais da cantora mirim Gabriella Abreu Severino, conhecida no meio artístico como Melody. Buscamos analisar e problematizar as representações acerca dos corpos erotizados que circulam em suas redes virtuais. Por meio do mapeamento dos vídeos do canal do Youtube, foi realizada a identificação de discursos e comportamentos que fogem das concepções de infância e trabalho, presentes em nossa sociedade. Utilizamos, como procedimento metodológico, o estudo de caso (YIN, 1994; GIL, 2008), que representa uma investigação empírica e compreende um método abrangente, com a lógica do planejamento, da coleta e da análise de dados. Assim, verificamos uma oscilação entre comportamentos considerados adequados à idade de Melody, pelo público, e comportamentos com forte sensualização de seu corpo, bem como a omissão legal do enquadramento de trabalho artístico infantil.

Publicado

2022-03-07

Como Citar

FABIANA SIMIGUEN BARBOZA, RENATA SANTOS PEDREIRA, & FABIANE FREIRE FRANÇA. (2022). O PROCESSO DE PEDOFILIZAÇÃO NO YOUTUBE: INFÂNCIAS E O MUNDO DO TRABALHO NAS MÍDIAS. Revista Unifamma, 20(1). Recuperado de http://revista.famma.br/index.php/revistaunifamma/article/view/16