FORMAÇÃO INTEGRAL DO SER HUMANO OU PREPARAÇÃO AO MERCADO? A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC) EM QUESTÃO

Autores

  • MARIA CAROLINA MIESSE
  • VÂNIA DE FÁTIMA MATIAS DE SOUZA

Resumo

O presente trabalho objetiva analisar a concepção de formação integral implícita na Base Nacional Comum Curricular. Caracteriza-se como uma investigação qualitativa, sustentada na pesquisa bibliográfica com análise documental. As análises promovem a interlocução a partir da historicidade conceitual trazida pelo termo formação integral de modo a compreender sua constituição nas políticas educacionais atuais. Como resultados, identificou-se a concepção ideológica marcada pelo conceito de uma formação que subjugue o sujeito, desenvolvendo-o seus aspectos afetivo, cognitivo, físico, social, entretanto contrapondo-se aos pressupostos implícitos da lógica do capital, expressos no documento na sustentação dos termos competência, habilidades além dos parâmetros da produtividade, competividade e empreendedorismo. Por fim, pode-se concluir que sendo uma política curricular vincula-se aos pressupostos do contexto do mundo do trabalho, com foco na expropriação e a mera preparação da empregabilidade do sujeito.

Publicado

2022-03-07

Como Citar

MARIA CAROLINA MIESSE, & VÂNIA DE FÁTIMA MATIAS DE SOUZA. (2022). FORMAÇÃO INTEGRAL DO SER HUMANO OU PREPARAÇÃO AO MERCADO? A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC) EM QUESTÃO. Revista Unifamma, 20(1). Recuperado de http://revista.famma.br/index.php/revistaunifamma/article/view/14