A UTILIZAÇÃO DOS JINGLES COMO LINGUAGEM E MERCADO PARA A PUBLICIDADE BRASILEIRA

Autores

  • Gabriela Zimmermann de Mattos
  • Renata Oliveira dos Santos

Resumo

O presente artigo tem por objetivo compreender a importância e relevância dos jingles para a publicidade brasileira e suas mudanças de composição e linguagem mediante a modernização dos meios de comunicação. Trata-se de uma pesquisa de caráter qualitativo, baseada em referências bibliográficas já existentes sobre a temática, a fim de compreender a influência e importância dos jingles para o estímulo do consumo, tanto no passado quanto na atualidade. Tendo, sobretudo, a análise de discurso - da campanha “Itaipava - 100% Verão” - como meio de explorar o desenvolvimento desta ferramenta, e com isso, compreender as transformações e adaptações que sucederam. Mantendo o propósito de enaltecer suas peculiaridades, além de certificar sua capacidade de manter-se como uma alternativa para o mercado publicitário na criação de peças ainda mais autênticas e marcantes.

Publicado

2021-08-27