ATUAÇÃO DO FARMACÊUTICO PERANTE ÀS ADEQUAÇÕES NECESSÁRIAS PARA RENOVAÇÃO DE AUTORIZAÇÃO DE FUNCIONAMENTO DE UMA DISTRIBUIDORA: RELATO DE VISTORIA
Palavras-chave:
Central de Distribuição de Medicamentos. Legislação. Vigilância SanitáriaResumo
O presente relato de vistoria teve como objetivo compreender a atuação do
farmacêutico perante às adequações necessárias em um Centro de Distribuição de
Medicamentos, visando à renovação da autorização de funcionamento. O trabalho
consistiu em uma pesquisa qualitativa, avaliando-se os itens apontados pela equipe
de auditores da Vigilância Sanitária como discordantes da legislação vigente. A equipe
avaliou 65 itens dos quais 16 apresentaram inconsistência e necessitavam de
adequações por parte dos responsáveis pela Central de Distribuição. A armazenagem
foi o item que mais apresentou necessidade de adequações, seguida pelos itens
relacionados aos funcionários. Condições de limpeza, autoinspeção, estoque,
recebimento de mercadorias, acondicionamento de medicamentos termolábeis e
POP’s tiveram um item cada apontado como em desacordo com as legislações. Em
atendimento à vistoria, o processo de adequação foi implantado nos itens possíveis de
serem ajustados de imediato e houve a elaboração do plano de ação para os ajustes
futuros dos itens mais onerosos. A participação do farmacêutico responsável técnico
torna-se fundamental nesses processos de autorização de funcionamento,
demonstrando a importância da implementação das Boas Práticas de Distribuição e
Armazenagem.