Iniciação Científica http://revista.famma.br/index.php/ic <p>A Revista de Iniciação científica da UNIFAMMA publica artigos inéditos em Língua Portuguesa provenientes dos Projetos de Iniciação científica desenvolvidos no Programa de Pesquisa/Iniciação científica do Centro Universitário Metropolitano de Maringá.</p> <p>ISSN (online): 2448-3508</p> <p> </p> pt-BR [email protected] (Profa Dra Juliana Orsini da Silva) [email protected] (NPD) Mon, 24 Feb 2025 18:27:28 +0000 OJS 3.3.0.8 http://blogs.law.harvard.edu/tech/rss 60 APRESENTAÇÃO http://revista.famma.br/index.php/ic/article/view/338 <p>Volume 10-2025</p> RICFAMMA Copyright (c) 2025 http://revista.famma.br/index.php/ic/article/view/338 Mon, 24 Feb 2025 00:00:00 +0000 ENVELHECIMENTO NO BRASIL DO SÉCULO XXI: REVISÃO LITERÁRIA DE POLÍTICAS PÚBLICAS, EDUCAÇÃO E INCLUSÃO SOCIAL http://revista.famma.br/index.php/ic/article/view/336 <p>Este estudo analisa a evolução e eficácia das políticas públicas de inclusão social e <br>educação continuada para idosos no Brasil do século XXI, frente aos desafios do <br>envelhecimento populacional. Utilizando uma abordagem metodológica mista, que combina <br>revisão de literatura, análise documental e estudos de caso regionais, a pesquisa examina o <br>desenvolvimento do marco legal, mapeia as principais iniciativas e avalia sua <br>implementação nas diferentes regiões do país. Os resultados revelam avanços significativos <br>na formulação de políticas, com uma tendência crescente para abordagens de <br>envelhecimento ativo. Contudo, identificam-se disparidades regionais pronunciadas na <br>implementação e eficácia dessas políticas, com as regiões Sul e Sudeste geralmente <br>apresentando melhores indicadores. A análise de impacto mostra melhorias em aspectos <br>como percepção de saúde, mas aponta lacunas significativas em áreas como educação <br>continuada e inclusão digital. O estudo conclui que, apesar dos progressos, persistem <br>desafios na adaptação das políticas às realidades regionais e na promoção de um <br>envelhecimento equitativo em todo o território nacional, oferecendo recomendações para o <br>aprimoramento das políticas existentes.</p> Fabrício Manoel de Jesus, Ana Lúcia Kraiewski Copyright (c) 2025 http://revista.famma.br/index.php/ic/article/view/336 Mon, 24 Feb 2025 00:00:00 +0000 RELAÇÕES DE PODER E VIOLÊNCIA DE GÊNERO NO ENSINO SUPERIOR BRASILEIRO: DEBATES SOBRE OS CURSOS DE MEDICINA NO BRASIL http://revista.famma.br/index.php/ic/article/view/337 <p>O presente artigo aborda a presença e a naturalização da violência de gênero nos <br>cursos de medicina no Brasil, destacando como os trotes humilhantes, gritos de guerra <br>misóginos e abusos físicos e sexuais afetam diretamente o ingresso e a permanência <br>das mulheres no ambiente acadêmico. As pesquisas demonstram que essas ações, <br>fomentadas majoritariamente por homens, reforçam hierarquias de gênero e refletem <br>a exclusão de mulheres, especialmente negras, transsexuais e de classes menos <br>favorecidas. A análise também evidencia como a mídia, ao noticiar tais episódios, <br>contribui para a perpetuação dessa cultura de violência e silenciamento. Além disso, <br>os dados revelam disparidades de gênero e raça tanto no ensino superior quanto no <br>mercado de trabalho, mesmo com a implementação de políticas de inclusão. O estudo <br>reforça a urgência de enfrentar as estruturas que sustentam essas desigualdades, <br>promovendo uma reflexão mais profunda sobre a cultura universitária e suas <br>implicações para a equidade de gênero e raça no país.</p> Alessandra Maroldi Valencio, Mariana Frediani Sant’ana Copyright (c) 2025 http://revista.famma.br/index.php/ic/article/view/337 Mon, 24 Feb 2025 00:00:00 +0000