O GREENWASHING SOB ANÁLISE DA COMUNICAÇÃO INSTITUCIONAL

Autores

  • Bruna Beatriz de Souza Paes

Resumo

Cada vez mais informados e exigentes, o público cobra um posicionamento positivo das marcas, fazendo-as instalar mudanças em sua forma de comunicação. A imagem que uma empresa passa aos seus consumidores, quando pensada pela comunicação institucional, é muito importante, pois reflete diretamente no desejo de compra. Assim, na atualidade, muitas delas se apropriam do discurso de responsabilidade socioambiental, mas será que de fato são capazes de praticar essa ideia? Ou as utilizam apenas para obter lucro? Denominado greenwashing, essa estratégia de enganar o público será conceituada e debatida ao longo deste trabalho. Em contrapartida, há empresas que realmente adotam ações que não prejudicam a natureza e trazem tais ações também aos seus stakeholders. Este posicionamento verdadeiro é chamado de marketing verde. Dessa forma, o objetivo desse artigo é contribuir para uma maior reflexão sobre as ações das empresas em prol ou contra o meio ambiente por meio de um levantamento de informações e exemplos de ambos os conceitos e ainda, uma breve contextualização sobre a importância da comunicação institucional.

Publicado

2022-03-07