A MULHER SERTANEJA PELO VIÉS DO FILME ENTRE IRMÃS: UM ESTUDO DAS REPRESENTAÇÕES CULTURAIS DAS MINORIAS NA MÍDIA

Autores

  • Natalia Jorgeto

Resumo

O presente artigo tem como propósito investigar a representação feminina sertaneja no filme Entre Irmãs (2017), por meio das personagens Luzia e Emília, bem como a construção destes perfis diante de seu contexto histórico. Para tanto, é realizada uma pesquisa bibliográfica que congrega os Estudos Culturais e o conceito de Identidade do sociólogo Hall (2005) em intersecção com os Estudos Pós-Coloniais, História do Brasil e Estudos Feministas. Por meio da técnica documental e da análise fílmica, é feita a coleta dos frames do filme, tendo como delineamento o tratamento qualitativo dos dados a partir do conceito central de “representação”, bem como de gênero e de diferenças. Os resultados desta pesquisa asseveram a construção social da mulher e que o filme busca confrontar duas realidades: a sociedade machista e patriarcal de 1930 com o posicionamento e debates sociais das mulheres da atualidade. É possível ver como assuntos que desconstroem e problematizam as construções de cunho social, reverberam nas estruturas de poder e estão intrinsecamente ligados aos papéis e às maneiras de regulamentação social entre os sujeitos do binarismo, homens e mulheres. O filme representou mulheres revolucionárias que teceram sua história, com perspectiva para além de seu tempo e trouxeram uma nova possibilidade da história do Brasil, sob um ponto de vista feminista, uma história invisibilizada devido aos dispositivos culturais machistas dominantes.

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Publicado

2022-03-07