ENVELHECIMENTO NO BRASIL DO SÉCULO XXI: REVISÃO LITERÁRIA DE POLÍTICAS PÚBLICAS, EDUCAÇÃO E INCLUSÃO SOCIAL
Palavras-chave:
Envelhecimento populacional. Políticas públicas. Inclusão social. Educação continuada. Disparidades regionais.Resumo
Este estudo analisa a evolução e eficácia das políticas públicas de inclusão social e
educação continuada para idosos no Brasil do século XXI, frente aos desafios do
envelhecimento populacional. Utilizando uma abordagem metodológica mista, que combina
revisão de literatura, análise documental e estudos de caso regionais, a pesquisa examina o
desenvolvimento do marco legal, mapeia as principais iniciativas e avalia sua
implementação nas diferentes regiões do país. Os resultados revelam avanços significativos
na formulação de políticas, com uma tendência crescente para abordagens de
envelhecimento ativo. Contudo, identificam-se disparidades regionais pronunciadas na
implementação e eficácia dessas políticas, com as regiões Sul e Sudeste geralmente
apresentando melhores indicadores. A análise de impacto mostra melhorias em aspectos
como percepção de saúde, mas aponta lacunas significativas em áreas como educação
continuada e inclusão digital. O estudo conclui que, apesar dos progressos, persistem
desafios na adaptação das políticas às realidades regionais e na promoção de um
envelhecimento equitativo em todo o território nacional, oferecendo recomendações para o
aprimoramento das políticas existentes.