ESTUDO DE CASO: EXPECTATIVAS DOS PROFISSIONAIS DA GERAÇÃO X E Y FRENTE À CONDUTA DE SEUS SUPERIORES

Autores

  • Mirielly Kerolay da Silva Rodrigues
  • Thiago Silva Prado

Palavras-chave:

Conflitos de Gerações. Gestão de Conflitos. Administração. Gerações X e Y.

Resumo

Nas organizações, independente do ramo ou do porte o conflito faz parte das suas rotinas. É preciso compreender que o conflito, no sentido de contraposição de ideias, pode ser criador de novos enfoques, procedimentos ou de novas posturas profissionais. Neste cenário o profissional de administração se depara muitas vezes com as dificuldades da burocracia e conduta adotada pelos seus superiores. No desempenho de suas atividades, o profissional de administração, que tem como principal papel gerar resultados por meio da concepção, planejamento e da execução de estratégias, deve estar apto para lidar com diversas situações de conflito amiúde antecipando-se para evitá-los. Desse modo, o perfil deste profissional demanda habilidades como equilíbrio emocional e feeling, que não são aprendidos na academia. Além disso, é necessário apreender a se relacionar com indivíduos de diferentes gerações, uma vez que as organizações são formadas por profissionais pertencentes as gerações Baby Boomers, X e Y, com seus valores e posturas diferenciadas. Neste sentido, este artigo objetiva investigar quais as expectativas do profissional da geração X e Y frente aos perfis dos gestores da empresa. Para tanto, o referencial teórico foi fundamentado pela teoria das gerações, da administração e relacionado às definições de expectativa. Para o aporte metodológico utilizou a pesquisa qualitativa buscando informações em profundidade, optou-se pelo estudo de caso por meio da revisão de literatura sobre o tema. Além disso, os resultados obtidos foram positivos para esta permitindo melhor conhecimento na teoria e na sua aplicalidade.

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Publicado

2024-03-25