BIOFILIA EM AMBIENTE ESCOLAR

Autores

  • Ana Paula Tatiana Kleinübing Constantino
  • Thais Kawamoto Amarães

Resumo

Nos dias atuais se faz necessário a reconstrução da relação equilibrada entre homem e natureza, buscando a sustentabilidade do planeta e o bem estar humano, sendo grande o número de benefícios para o todo. Segundo Cardoso (2007) o estudo da percepção ambiental é de fundamental importância para compreender melhor a relação entre o homem e o ambiente, suas satisfações, julgamentos e condutas.
Estimular essa relação na infância é investir no desenvolvimento de uma base necessária para nossa aptidão e produtividade, pois temos uma relação intrínseca com a natureza. Em pesquisas de Stephen Kellert, um dos pioneiros da teoria da biofilia, sobre o papel da natureza na saúde e desenvolvimento das crianças pequenas, o autor deixa claro que a necessidade de contato das crianças com o exterior reflete a necessidade inerente da nossa espécie em fazer parte do mundo natural.
Ainda segundo Kellert (2002), a experiência e o contato com a natureza têm mais influência sobre os aspectos afetivos e cognitivos do que qualquer educador. Então proporcionar um ambiente que favoreça experiências significativas, cultivar o senso exploratório, contribui para o desenvolvimento de estratégias de ensino-aprendizagem mais eficazes.
É possível melhorar a qualidade de ensino nas escolas pela interferência do espaço físico; através da adaptação da arquitetura escolar às condicionantes naturais do terreno (como ventilação, luminosidade, entre outros...) buscando trabalhar e ampliar a relação com a natureza.
Nesse sentido, esse trabalho tem por objetivo realizar uma análise da influência da biofilia aplicada através da arquitetura escolar em ambientes de uma escola de educação infantil de Maringá. Para esta pesquisa, será realizada uma análise da inserção de um projeto de design biofílico com metodologia de experiências diretas e indiretas, sendo associado a estudos de casos semelhantes e pesquisas sobre o assunto, ao longo desse trabalho. Os resultados observados no comportamento e no desenvolvimento pedagógico dos usuários, devido a inserção de espaços e atividades que permitam maior contato com a natureza irão contribuir para compreensão da relação estabelecida entre biofilia-ambiente escolar.

Downloads

Publicado

2023-03-14